Publicado por Renata Lopes Mori
Gostou do artigo? Compartilhe!

Amidalites

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo
AMIGDALITES


A amidalite aguda é uma das infecções de vias aéreas de maior freqüência. Na era pré-antibiótica, a denominação de angina (do latim angere, que significa sufocar) denota bem a gravidade de alguns quadros clínicos e de suas complicações.

Sintomas

· Dor de garganta
· Dificuldade para engolir (disfagia)
· Diminuição do apetite
· Febre dor de ouvido (otalgia reflexa)
· Dor no corpo
· Gânglios (ínguas) no pescoço
· Dor de cabeça
· Mau hálito
· Dores musculares
· Dor de barriga
· Vômitos
· Vermelhidão na garganta com ou sem pontos de pus


Nas virais os principais agentes causadores são os vírus influenzae A e B, parainfluenzae 1, 2 e 3, echovírus, paramyxovírus, adenovírus, vírus Epstein-Barr (mononucleose), Herpes vírus e coxsakie vírus. Estes pacientes apresentam em geral um quadro de infecção de vias aéreas superiores associado com congestão nasal, coriza e lacrimejamento.

As amidalites agudas bacterianas têm como principais causadores o Streptococcus ß-hemolítico do grupo A, Haemophilus influenzae, Staphylococcus aureus e associação fuso-espiralar. Os sintomas são mais intensos que na infecção viral, os pacientes ficam mais toxemiados, com febre por um período mais duradouro e podem trazer complicações como abscessos, febre reumática, problemas nos rins, no coração e septicemia. O tratamento é com antibiótico, anti-inflamatórios e anti-térmicos.

Amidalites de repetição: A presença de maior número de infecções está ligada principalmente a piores condições sócio-econômicas, como ocorre com a população pobre, que geralmente habita locais pequenos e com grande número de moradores, aliadas à presença de animais domésticos, à exposição passiva ao tabaco, e à falta de alimentação adequada das crianças, fazendo com que estes sejam os potenciais fatores de risco para o aparecimento desses quadros. Nesses casos a bactéria tende a ser mais resistente aos antibióticos. Em alguns casos está indicado o tratamento cirúrgico (amigdalectomia).

Minha garganta solta umas bolinhas brancas ou amareladas, com cheiro fétido. Isto é normal?

Isto se chama Amidalite Caseosa. Pequenos grãos (caseum) são expelidos das amígdalas, esses grãos são resíduos de alimentos que se acumulam nos orifícios das amígdalas chamados de criptas. Provoca mau hálito e constantemente são confundidos com pus e infecções. Não é considerada uma doença, mas uma condição anatômica desfavorável. Gargarejos são indicados na tentativa de diminuir o acúmulo de resíduos, mas não existe nenhum tratamento clínico para isto. Se o paciente quiser, pode ser feita uma cirurgia para retirada das amígdalas e o problema se resolve.

Possíveis indicações cirúrgicas (devem ser analisadas individualmente):

· Aumento unilateral das amígdalas
· Ronco e Apnéia
· Sangramentos
· Abscessos de amígdalas
· Perda Auditiva
· Amigdalites de repetição
· Aumento exagerado das amígdalas
· Mau hálito (amigdalite caseosa)
· Febre Reumática

 

 

Dra Renata Lopes

Autor

Dra Renata Lopes Mori

Dra Renata Lopes Mori

Otorrinolaringologista

Especialização em Otorrinolaringologia no(a) HC - FMUSP (cirurgia endoscópia).